Bélgica
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/320/b%3F%3Flgica%20-%20bruxelas.jpg)
NOME OFICIAL : Reino da Bélgica
LOCALIZAÇÃO : Oeste da Europa
CAPITAL: Bruxelas, centro politico e administrativo da União Européia.
POPULAÇÃO : 10,2 milhões de hab
IDIOMAS : neerlandês (em Flandres e Bruxelas), francês (na Valônia e Bruxelas),alemão.
RELIGIÕES : católica (80%)
GOVERNO: Monarquia parlementar
MOEDA : Euro
CLIMA : Temperaturas médias: 5,5C no inverno; 24C no Verão.
FUSO HORÁRIO : Varia entre + 5 e + 3 horas.
A Bélgica reúne o charme da França, a loucura da Holanda e a disciplina da Alemanha. Espremida entre estes três países, ela mesma não é um país, mas três. O pequeno Reino (pouco maior que o Estado de Sergipe!) é formado por três comunidades autônomas - a flamenga, a francesa e a alemã. Para preservar sua cultura, cada uma das comunidades ganhou seu próprio presidente, governo e assembléia legislativa. Quem centraliza tudo
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgicap1.jpg)
História
Época Antiga
O atual território belga foi habitado no século II, antes de Cristo, por povos indo-germânicos. Quando Júlio César conquistava a Gália, 57 anos antes de Cristo, viviam na Bélgica os Celtas e os romanos apoderaram-se
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/b%3F%3Fgica-brugge-%20burg.jpg)
No século XV passou a fazer parte do Ducado de Borgonha, depois foi anexado a Áustria, mais tarde passou ser posse dos Habsburgo, até fazer parte do grande Império de Carlos I de Espanha e V de Alemanha. Este rei cria o Círculo de Borgonha com a capital em Bruxelas e com Brujas e Amberes como mais importantes cidades. Ao abdicar Carlos I começam as lutas pela liberdade política, coincidentes com as religiosas dos protestantes. Com a Uniãode Arras os católicos serão o centro de Bélgica e os protestantes unidos na União de Utrecht, concentram-se no que hoje é a Holanda.
A Revolução Francesa anexiona os Países Baixos, Napoleão transformou a administração e as instituções, conferindo uma unidade política e certa consciência nacional aos belgas. Após o Congresso de Viena se cria um novo Reino dos Países Baixos unindo belgas e neerlandeses, mas em 1930 uma revolta expulsa os Holandeses da Bélgica e cria-se um novo reino sob Leopoldo I.
A Independência
Bélgica nasceu como país independente depois da revolução de 1830, o qual deu lugar à escisão do Reino dos Países Baixos, onde estavam reunidas anteriormente, em um Estado somente as províncias Belgas e Holandesas. A Constituição foi promulgada em 1831. Tendo lugar a colonização do Congo.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica%20-%20brugge-%20belfort.jpg)
Na segunda metade do século XX, Balduino, filho de Leopoldo II é o novo rei. Em 1957 Bruxelas converte-se em capital da CEE e em 1960 independiza-se o Congo, o rei se casa com Fabiola de Mora e Aragão. E em 1977 fraga-se a criação de três regiões federais Bruxelas, Flandes e Valônia. Em 1933 reina no país Alberto II filho de Balduino e Fabiola. As funções da coroa são representativas. Trata-se de uma monarquia constitucional dividida em nove províncias.
A Bélgica é um dos países mais industrializados da Europa. Historicamente foi o carvão o principal recurso do país, mas actualmente suas reservas se esgotaram e a produção caiu a partir de 1980. Muitas minas fecharam. Esse magnífico país está entre os maiores produtores de ferro e de aço. A indústria pesada baseia-se na produção de aço, carvão, produtos químicos e petróleo. A indústria têxtil, que data da Idade Média, produz algodão, lã, linho, e tecidos sintéticos e sua indústria química é líder mundial. Outras indústrias importantes são a naval e a de construção de equipamentos ferroviários. A lapidação de diamantes é uma das mais importantes do mundo.
Cultura e Arte
O mais representativo da arte do país são os famosos pintores flamencos entre os que destaca-se Jan van Eyck. No século XVI destaca Pieter Brueghel. No XVII, o genial Rubens, depois triunfaram van Dick e Jacob Jordaens.
Já neste século destaca-se na arquitetura a Arte Nova liderada por Henri van de Velde e Victor Horta.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/Belgica_grand%20Place.jpg)
Na literatura destacam-se Hugo Claus, e não podemos esquecer os "comics" entre eles o criador de Tintín, Hergé.
Uma estranha peculiaridade do povo belga é a diferença entre a cultura do norte e do sul do país. A proximidade com outros países, assim como o clima e a trajetória histórica, influenciaram de forma diferente cada região (como também acontece e pode ser percebido no Brasil, com suas diferentes regiões e sub-regiões). Na metade norte da Bélgica, mais próxima da Holanda, a maioria das pessoas fala inglês, além de holandês e francês. Já na metade sul, mais próxima da França, eles gostam mesmo é do francês e não se interessam muito por outros idiomas, inclusive o holandês e inglês.
Locais turísticos
Começaremos a viagem na capital Bruxelas, depois visitaremos Amberes, Gante e Brujas.
BRUXELAS
Além de ser a capital do país Bruxelas constitui o centro cultural, econômico e político da Bélgica, e quanto ao continente europeu é hoje, a sede da CE e da OTAN. Bruxelas tem-se convertido em um mosaico de culturas e um babel de línguas. Além do flamenco e do francês poderá escutar pelas ruas milhares de idiomas, devido aos numerosos estrangeiros, que por tantos e diversos motivos visitam-na.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgicap2.jpg)
O Museu da cidade encontra-se na Maison du Roi, que desfruta no verão de um espetáculo de luz e som sem igual. Não deixe de dar um passeio através das Galerias St. Hubert e visitar o Museu des Dentelles, o qual expõe trabalhos antigos de encaixe belga. Se quiser desfrutar de uma das melhores coleções da arte flamenca do mundo vai para o Museu de Arte Antiga e junto a ele o Museu da Arte Moderna. Não deixe de visitar o Parque de Bruxelas e a Praça Real.
Na Place du Petit Sablon encontra-se o Museu de Instrumentos Musicais, e perto dali está o Palácio Real, com uma magnífica coleção de tapetes de Goya. Outros centros culturais importantes são a Biblioteca Real Alberto I, o museu de cera, Historium, e o Centro Belga de Desenhos Animados.
Nos arredores da cidade, no parque Heysel, está o Atomium, um verdadeiro símbolo da era atômica, o qual
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/Belgica_Atomiun.jpg)
Em Laekem poderá admirar o Castelo Real, residência dos reis.
Fora da velha Bruxelas está a "Cidade Administrativa Européia", onde se concentram os edifícios que alojam as comunidades européias, como os palácios de Berlaimont e Charlemagne.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica.amberes2.jpg)
É o grande porto comercial belga. Milhões de turistas são atraidos pelo seu feitiço e imagem pitoresca. Entre os lugares mais impressionantes da cidade destaca-se a Catedral de Nossa Senhora, uma das mais importantes catedrais góticas do país e onde encontra-se parte da obra de Rubens. A casa do pintor também pode ser visitada na cidade. Numerosos museus, aliás, acolhem sua genial obra, entre eles o de Belas Artes. Outro interessante museu é o dos diamantes, a indústria diamantífera de Amberes é conhecida mundialmente. Perto de Amberes encontra-se a vila de Mol, e ali o Centro de Estudos da Energia Nuclear.
GANTE
A cidade está circundada por uma série de canais, que dotam-na de uma beleza singular. Seu aspecto medieval confere-a por outro lado, um aspecto misterioso e a categoria de seus monumentos, junto com a riqueza das numerosas obras de arte, que guardam seus muros convertem-
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica.gante12.jpg)
A cidade Antiga se contempla desde a ponte de São Michel. As vistas dali são magníficas, Desde longe distingue-se o Beffroi, do estilo gótico, coroado por um dragão dourado. De lado a Lonja dos Panhos, do século XIII, aloja um carilhão de 52 sinos. Vale a pena chegar-se à Prefeitura, um edifício do século XVI, que mistura vários estilos. A Catedral de Saint Bavom é um magnífico edifício gótico de pedra branca e cinza, dentro da qual encontram-se numerosas obras de arte de incalculável valor. Querendo ver uma importante exposição de arte flamenca, espanhola, italiana, inglesa e holandesa não deixe de visitar o Museu das Belas Artes de Gante.
O Castelo dos Condes acolhe o Museu da Cidade, a antiga fortaleza apresenta uma magnífica estampa rodeada pelas águas do Lys. Um bonito lugar para passear é o Quai aux Herbes, sobretudo porque poderá admirar seus edifícios pitorescos.
BRUJAS
Brujas, Bryggja, significa "desembarcadeiro" em norueguês. Os vikings chamaram assim este porto, onde
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica.brujas18.jpg)
A cidade não é muito grande e pode ser percorrida a pé. Está rodeada de canais e os parques, os quais constituem um enfeite sem igual. Desde o Casi do Rosário e a Ponte de João Nepomuceno observam-se as
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica.brujas6.jpg)
Outro dos lugares interessantes da cidade é o beatério de Beginhof e entre os museus destacam-se o Museu Groeninge e o Museu Memling instalado na Igreja do Antigo Hospital, que alojam importantes obras de arte.
Os escritórios de turismo oferecem informação sobre os diversos itinerários que podem realizar-se no país.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/4239/3339/200/belgica.bruggecafee.jpg)
Aconselhamos-lhe desfrutar uns dias em algum dos belos balneários do país. O mais importantes é o Spa, com águas indicadas para a artrites e a gota, o Chaudfontaine, as únicas fontes de água quente da Bélgica ou bem em Knokke Heist.
A vida noturna concentra-se em volta de bares e cafés de moda. Os cinemas projetam filmes em versão original, subtitulados em francês ou flamenco segundo o lugar.
Bebidas
As cervejas belgas têm grande prestígio. Tem de todos os sabores (até doces como a cerveja à framboesa) e de diversos estilos. Na Bélgica encontrará vinhos e as marcas das bebidas mais importantes. Água é potável.