Curiosidades Sobre os Países

Este Blog foi criado para que possa ajudar aqueles que se interessam sobre outro país, seja seu relevo, principais cidades, rios, mapas, cultura, sua música, hinos, pessoas....tudo o que você precisa realmente saber de outro país!!

19.7.06

Áustria

Áustria

Informações Gerais:
Localização: Centro da Europa
População: 8100000hab (2001)
Capital: Viena
Nacionalidade: Austríaca
Idiomas: alemão(oficial), russo e curdo
Governo: República Parlamentarista
Religião: católicos(maioria), luteranos(5,6%)
Renda per capita: 25430 dólares


Localizada no centro da Europa, a Áustria faz a ligação da parte ocidental com os países do leste do continente ou do antigo bloco de influência soviética. Possui uma indústria túrísticas das mais desenvolvidas. Além de Viena, importante centro cultural, Salzburgo também atrai visitanntes do mundo inteiro por ser a tera de Mozart, e sede de grandes concertos musicais.

Localização geográfia
Situada ao sul da Europa central, Áustria ocupa uma extensão de 83.855 quilômetros quadrados repartidos em nove Estados Federais. As fronteiras Austríacas limitam com a República Checa e Alemanha ao norte, com Hungria e Eslovaquia ao leste, com Suíça e Liechtensteim ao oeste e com Itália e Eslovenia ao sul.
Áustria possui 80% de seu território montanhoso. A parte central está ocupada por Alpes Orientais com mais de 924 picos de altitudes superiores a 3.000 m, sendo o mais alto o Gorossglockner com 3.797 m também são importantes o Maciço de Bohemia ao norte da planície danubiana, os Alpes do Tirol ao sul, os Bávaros, os Salzburgueses e os Prealpes. O resto do território está formado por colinas, uma planície na zona oriental e formosos vales na bacia do Danúbio. O Danúbio é o grande rio que atravessa Áustria ao longo de 145 quilômetros dos que 345 quilômetros são navegaveis. Os principais afluentes são Inn, Trainda e Drave. Toda a bacia fluvial Austríaca nasce, convive e morre no Danúbio, entretanto, há uma excepção, o rio Vorarlberg na fronteira com Suiça.
O lago mais importante de Áustria é o Neusiedl, no estado de Burgenland junto à fronteira com Hungria, situado numa paisagem plana bastante desolada. Não tem grande profundidade e em algumas zonas é pantanoso, sendo o lugar escolhido por numerosas aves como habitat natural. Nos Alpes os lagos mais conhecidos são: Attersee de 46.7 quilômetros quadrados; Traunsee que tem como origem o rio do mesmo nome, menores, embora muito formosos, são os Lagos de Carintia entre os que se destaca o Wörthersee de uns 20 quilômetros quadrados.

Clima
O clima é de tipo alpino na zona montanhosa e no resto do país de tipo continental. No norte de Áustria os invernos são frios enquanto que no sul costuma predominar o sol. As precipitações costumam ser freqüentes, sobre tudo, no verão. A melhor época para visitar Áustria é a que vai desde Semana Santa até mediados de outubro, exceto si se pensa praticar esportes de inverno.

A elegância Austríaca
A elegância é inata em Áustria. Majestosas montanhas coroadas por neve que se refletem nas águas transparentes de silenciosos lagos, vales férteis de abundantes flores de vivas cores. Um famoso Danúbio atravessando o país, seguindo o compasso de sua própria valsa, castelos com esplendidas torres, pontes elevadiças, formosas igrejas, casas com telhados de ouro e palácios que se viveram intensas histórias de amor e odio, são os elementos que distinguem a Áustria.
Não é só nas paisagens e monumentos que se percebe a elegância. Os austríacos também fazem festa a ela. Este povo amante das artes e da cultura, educado, acolhedor e sobre tudo, harmônico, sabe combinar o antigo com o moderno, o tradicional com o inovador, criando um espirito novo com bases ancestrais.
Não é de se estranhar que a beleza e paz que se respira em Áustria, tenham inspirado as composições de músicas clássicas formosas. Mozart, Haydn, Strauss, Schubert e Beethoven, entre outros, plasmaram em partituras o som que escutavam em seu interior enquanto passeavam pelos encantadores rincones das cidades Austríacas. É por isso que a música é parte fundamental de Áustria em qualquer cidade ou pequeno povoado. Pode-se escutar os compassos de melodias populares interpretadas pelas mais variadas orquestras, especialmente durante as festas que se dançam, cantam e se bebem o saboroso vinho Austríaco.
Se procuram cultura, formosas paisagens, animadas festas ou lugares românticos, Áustria é capaz de colmar todos os desejos, a questão é só saber desfrutá-los.

Viena é uma cidade linda, romântica, charmosa... tem vários lugares interessantes para conhecer, então aproveito para recomendar 3 lugares que não dá pra perder estando em Viena: em 1º lugar o Castelo de Schönnbrum, muito parecido com o Versailes em Paris, lá eu recomendo que os casais apaixonados peguem uma carruagem para conhecer todo o castelo e seus jardins, a noite sintam-se realmente como um nobre e assistam a uma opera no castelo. O Parque de Viena também é lindo, muito florido e calmo, lá esta o "Memorial de J. Strauss" (maior compositor de opera nascido na cidade). O Hundertwasserhaus são vários prédios de formato engraçados, lá é muito interessante para se parar e observar essa arquitetura
Mas a Áustria nao e composta apenas por Innsbruck, Salzburg ou Vienna. A região oeste do País, como o estado de Vorarlberg, apresenta muitos atrativos pra quem curte turismo ecológico, pois fica no coração dos Alpes e tem a sua capital Bregenz às margens do Lago Constance (ou Bondensee para os nativos) e tem grande parte banhada pelo rio Reno. Essa capital fica em um ponto estratégico, pois está no triângulo formado pela Áustria, Alemanha e Suíça e bem perto do principado de Liechtenstein.
Em Viena, uma boa dica e assistir a um concerto da opera Staatsoper, em pé, por três euros. Normalmente (comprando antecipado), os preços vão de 45 a 1000 euros. Não é desconfortável pela magnitude do espetáculo, e há onde se acomodar. Deve-se chegar 2 a 3 horas antes do concerto (existem folders com programação e horários) e comprar os bilhetes na standing room, que fica ao lado da entrada principal.

Algumas recomendações:

**Conheça o magnífico Ringstrasse, a State Opera House, o Palácio de Hofburg, o Parlamento, City Hall e o Burgtheater. Visite o Giant Ferris Wheel no famoso Prater e depois conheça o Palácio de Shönbrunn. Na volta aprecie o Palácio Belvedere, residência de verão do príncipe Eugen.
**Conheça Viena em uma relaxante viagem de barco pelo Rio Danúbio. Veja a Torre Danúbio, o Edifício das Nações Unidas e a Hundertwasser House. Depois, das colinas de Viena, aprecie a magnífica vista da cidade e seus jardins, finalmente passando pela romântica vila dos vinhos Grinzing.
**Passeie por entre a cidade de Baden até Helenental e visite o antigo alojamento de caça de Mayerling. Veja a Abadia de Heiligenkreuz e depois conheça Höldrichsmühle, onde Franz Shubert compôs "The Lindentree", antes de embarcar num passeio pelo maior lago subterrâneo da Europa.
**Siga o Danúbio, por sinuosos caminhos por charmosas e antigas vilas e íngremes vinhedos até o Castelo Durnstein onde Ricardo Coração de Leão foi uma vez aprisionado. Depois prossiga até Melk onde a magnífica abadia Benedictine, uma pérola da arquitetura barroca de Viena, está localizada. Almoço no Castelo de Luberegg incluído de Nov - Mar. Passeio de barco incluso de Abr - Out.
**Passe por Ringstrasse, Prater e o Danúbio até finalmente chegar a Hundertwasserhaus. O destaque deste tour é a performance de Gala dos Cavalos Lipizzaner da Spanish Riding School. Maravilhe-se com a perfeita harmonia entre cavalo e cavaleiro enquanto se apresentam com graça seguindo os compassos de músicas vienenses.
**Aprecie as vozes maravilhosas do Coral dos Meninos de Viena, cantando em tradicional estilo, na Missa de Domingo na Capela do Hofburg. Depois, passeie pelos lugares onde famosos compositores, como Beethoven, Schubert e Strauss moraram e trabalharam.
**Passeie por Ringstrasse até Prater, o parque de diversão de Viena. Aproveite as inspiradoras vistas da cidade do Giant Ferris Wheel (no verão) ou Cobenzl Hill (no inverno). Entretenha-se com o First Grinzinger Heurigenshow, tente dançar, depois saboreio um belo prato na única taverna com uma atmosfera do século XIX.
**Depois de um rápido city-tours, pela Ring Avenue com seus lindos edifícios e monumentos históricos, vá até a Danube Tower. De seu terraço você pode admirar a maravilhosa vista da cidade. A noite vai terminar em uma tradicional taverna de vinho de Grinzing, para você apreciar a música e o típico ambiente vienense.

VIENA
Viena, famosa no mundo inteiro, não decepciona a quem a visita por muito que tenha ouvido falar de ela. Pelo contrario, a capital de Áustria é realmente formosa, elegante, repleta de lugares encantadores e com uns habitantes educados e amáveis.
O percurso costuma começar pela parte antiga. No centro da cidade como ponto de partida encontra-se a Catedral de São Esteban, Stephansdom. A construção mistura diferentes estilos arquitetônicos, a fachada ocidental é românica, a torre gótica e os altares barrocos.

A Catedral encontra-se situada na Stephansplatz, zona de pedestres, na que se concentra boa parte da vida Vienense. Não é estranho ver nos jardins desta praça a numerosos artistas de rua. Também nesta praça encontram-se o Palácio Episcopal, sede do Museu Diocesano Catedralicio. Em frente da Catedral se levanta o Stock-im-Eisen.

Nas proximidades encontram-se a Universitätkirche com uma esplêndida cúpula de Pozzo, a Academia das ciências de 1753, protótipo do barroco Austríaco, a Hildebrandthaus do mais puro barroco recarregado, a Basiliskenhaus em cuja fachada pode-se ver ao basilisco petrificado que, segundo a lenda, envenenou as águas do poço da casa de um padeiro até que um aprendiz desceu ao fundo do poço com um espelho e refletiu ao monstro que ao ver sua feiúra se converteu em pedra, a Dominikanerkirche, de estilo italiano construída em 1630 e o edifício modernista que alberga a Caixa Econômica Postal desenhado por Wagner, pai da arquitetura do século XX.
Na Fleischmarkt é imprescindível tomar-se um delicioso bolo no Café Viena para contemplar, depois, o enorme relógio Anker do Hoher Markt e que ao meio dia saem várias figuras mecânicas que representam personagens históricos. Também em Hoher Markt pode-se visitar as ruínas romanas subterrâneas recentemente descobertas. Muito perto encontra-se a Torre Kornhäusel, a Igreja de São Ruperto, a mais antiga da cidade, e a Maria am Gestade de estilo gótico.
Desde esta igreja, chega-se à Wipplingerstrasse na que se levanta a Chancelaria Bohemia construída por Fishcer von Erlanch, o grande outro arquiteto Austríaco junto com Hildebrant. Cruzando a rua encontra-se a Antiga Prefeitura, do século XV, com formosos pátios interiores. Seguindo por Fütterergasse chega-se a Judenplatz, o gueto judeu de Viena fundado no século XIII. E numa ruazinha próxima a esta praça encontram-se dois museus muito curiosos, o Museu dos Relógios com uma coleção de mais de 3.000 peças e o Museu das Bonecas e Brinquedos. Na rua Freyung, não muito longe, se levanta um centro comercial de 1856 chamado Palácio Ferstel com uma decoração interior chocante pois mistura diferentes estilos. Também são dignos de ver o Palácio Kinsky de Hildebrant e a fachada do Schottenhof que imita a um templo grego. Por diferentes motivos destacam-se, ademais: a Pasqualatihaus, casa na que Beethovem compôs sua única ópera, "Fidelio"; a Igreja da Ordem Minoritária por seu mosaico kitsh que reproduz a "Ultima Cena" de Leonardo da Vinci; o Café Central que antes da Segunda Guerra Mundial servia de alojamento a numerosos escritores; a Hochhaus, primeiro arranha céu de Viena e a Landhaus, palácio da Assembléia de baixa Áustria.
O Graben, situado na quadra com a Catedral, é uma rua de enorme largura com aspecto de praça.

No centro se levanta a Pestsäule, a coluna da peste, construída entre 1687 e 1683 por Fischer von Erlach, para agradecer o fim de uma epidemia que causou mais de ciem mil vítimas nessa época.
Ao norte do Graben encontra-se a Peterplatz com a Peterskirche (Igreja de São Pedro) . Esta igreja, construída entre os anos 1702 e 1708 por Hildebrant, da a sensação de ter um grande tamanho devido à ser estreita a praça. No número 14 da rua Kohlmarkt encontra-se a pastelaria mais famosa de Viena, Demel's, com uma magnífica torta de chocolate que compete com a que se faz no Hotel Sacherpor, em ser a melhor de todo o país.
Se lhe gosta as antigüidades deve continuar o percurso pela Dorotheergasse, abundante em lojas especializadas nesta matéria, entre as que se destaca a casa de leilões Dorotheum. Para fazer um descanso é ideal o Café Hawelka situado nessa mesma rua. Muito perto encontra-se, na Michaelerplatz, a Michaelerkirche e o Palácio Herberstein, construído em 1903, em estilo neo barroco. Ao lado deste palácio se levanta a Looshaus, conhecida popularmente como "a casa sem sobrancelhas". Construída por Adolf Loos para revolucionar a arquitetura veneziana, provocou um grande escândalo até tal ponto que o arquiduque Francisco Fernando jurou não voltar a entrar ao palácio de Hofburg pela fachada curvada que se abre à praça de São Miguel

Palácio de Hofburg
O Palácio de Hofburg é um impressionante conjunto arquitetônico no qual viveram Sisi e Francisco José, cujo amor se imortalizou no cinema. Embora estes amantes não foram tão felizes como pode-se ver no filme, o certo é que o palácio imperial é realmente fantástico. O primeiro palácio se construiu por ordem de Rodolfo I e seus descendentes foram acrescentando edifícios ao longo de seis séculos. À entrada de Hofburg costumam estar vários cortesãos vestidos com trajes de época para fazer fotos com os turistas e dar folhetos explicativos. Este imperial conjunto tem numerosos atrativos e embora tenha sido afetado por um incêndio em 1992 unicamente se deterioraram alguns comodos como o Salão de Banquetes, a Biblioteca Nacional e a Sala de Equitação.

Depois de finalizar a visita ao Palácio de Hofburg pode-se andar pelo bairro de Spittelberg onde existem casas do século XVIII de grande encanto e passear pelo Volksgarten, formoso jardim em cujo interior se levanta um templete grego do século XIX. Uma vez descansado neste belo entorno é chegado o momento de acercar-se à uma das obras urbanísticas mais famosas de Viena, a Ringstrassen,Museu de História Natural ,Museu de História da arte,Palácio de Justiça, o Parlamento, o Rathaus, o Teatro Nacional, a Universidade e a Votivkirche.Destacam-se também o Apartamento de Freud, com uma coleção de objetos personais do pai da psicoanálise e o Museu de Arte Moderna no qual se recolhe m obras de Klimt, Kandinsky e Klee entre outros.
O Palácio da Opera de Viena vale também uma visita. Destacam também a Acadêmia de Belas Artes que acolhe obras de velhos maestros; o Naschmarkt, mercado ao ar livre com grande encanto; a Kunslerhaus, a Musikvereim sede da Filarmônica de Viena; o Museu Histórico de Viena que recolhe uma exaustiva mostra da história da cidade e a maravilhosa Karlskirche, a igreja de São Carlos Borromeo.

O Palácio Belvedere
Situado em Rennweg 6A, este palácio composto por dois edifícios separados por uns formosos jardins foi construído por Hildebrant entre 1714 e 1722. Tal vez seu maior atrativo encontra-se no terraço dos Oberes com umas vistas maravilhosas da cidade e as famosas esfinges que têm diferentes expressões e que refletem o verdadeiro espirito da mulher vienense.

O Palácio de Schönbrunn
Construído como residência imperial de verão por von Erlach em 1696, o Palácio de Schönbrunm encontra-se no fim da Wienzeile. Se começa a visita a este recinto pelos maravilhosos jardins de desenho francês. Neles pode-se passear pelo Coreto, colunata neoclássica situada acima de uma colina, pelos chalés tiroleses, as ruínas romanas de 1778 e contemplar o Obelisco e sua cascata, estátuas mitológicas, obra de Meyer, a Fonte Hermosa, Schöner Brunnen, que deu nome ao palácio, o Jardim botânico com plantas de todo o mundo e o Tiergarten, zoológico no qual atualmente pode-se ver 750 animais.

O Prater é o parque de atrações mais famoso de toda Áustria. Conta com os brinquedos mais diversos e modernos embora seu máximo atrativo é a Roda Gigante Ferris. Esta Roda gigante tem uma altura de 64,75 m e um diâmetro de 61 m os ráios estão feitos de cabos metálicos e seu peso é de 430 toneladas. Embora a velocidade que atinge seja lenta, 0,75 m/s, se compensa plenamente pelas maravilhosas vistas que oferece da cidade. Esta roda foi a única que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. O cemitério Central, Zentralfriedhof, acolhe as túmulos de Beethoven, Schubert, Brahms, Strauss e Mozart, embora este último seja só comemorativo. Os cemitérios Austríacos são formosos, contam com numerosos espaços verdes e muitas flores. Também são dignas de ver-se as Casas dos Músicos, a maioria convertidas em pequenos museus com objetos pessoais dos compositores. Pode-se visitar a de Schubert, Hydem e Johanm Strauss entre outras.

População

Os Austríaco têm fama mundial de ser um povo culto, elegante e educado. Gostam da vida cômoda, agradável e tranqüila. Os sobressaltos, as pressas, as grosserias e as vozes altas não são bem vistas por eles, de fato, não lhes resultam nada agradáveis.
Aos Austríacos lhes encanta a harmonia é por isso que tem conseguido integrar perfeitamente o antigo com o moderno, o luxo com o popular e a tradição com o inovador. Um rasgo fundamental do caracter é sua tranqüilidade. A vida transcorre num remanso de paz como as notas de uma sinfonia doce e suave que relaxa o animo.
Se passeia pelas ruas das principais cidades Austríacas se deparará com numerosos espetáculos na rua, pessoas tocando o violino, malabaristas, cantantes pop, palhaços e público de todas as idades desfrutando muito com as atuações. São generosos com estes artistas e além de aplaudir entusiasticamente, costumam oferecer boas recompensas econômicas.


agradecimentos e mais informações no site www.rumbo.com.br