Curiosidades Sobre os Países

Este Blog foi criado para que possa ajudar aqueles que se interessam sobre outro país, seja seu relevo, principais cidades, rios, mapas, cultura, sua música, hinos, pessoas....tudo o que você precisa realmente saber de outro país!!

17.7.06

França

França


DADOS PRINCIPAIS

ÁREA: 543.965 km²
CAPITAL: Paris
POPULAÇÃO: 59,1 milhões (censo de 2000)
MOEDA: Euro e franco francês
NOME OFICIAL : República Francesa (République Française)
NACIONALIDADE: francesa
LOCALIZAÇÃO: oeste da Europa
FUSO HORÁRIO: + 4 horas em relação à Brasília
CLIMA DA FRANÇA : : temperado oceânico, mediterrâneo
CIDADES PRINCIPAIS : Paris, Marselha, Nantes, Nice, Toulouse e Estrasburgo



O litoral da França
A França é um dos únicos países da Europa a dispor de três grandes costas marítimas. O litoral é composto pelas águas do Canal da Mancha e do Mar do Norte, do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo. São 5.500 km de costa, com uma extraordinária variedade de contornos, climas, paisagens, tradições. A costa da França e as civilizações do litoral contribuíram muito para a formação da nação francesa, apesar de o país ter-se originado, primeiramente, no interior, como na região de Paris.
A Noroeste, as costas do Canal da Mancha e do Mar do Norte abrem-se para um mar estreito e pouco profundo, palco da rivalidade marítima entre a França e a Inglaterra. Este é o mar mais trafegado do mundo, ligando o Oceano Atlântico à bacias industriais e urbanas do noroeste da Europa tão importantes quanto a bacia de Paris, Flandres, a bacia de Londres, a Holanda, o Norte da Alemanha e os países escandinavos.
A Oeste, o litoral do Atlântico fica relativamente afastado das grandes rotas marítimas mundiais que passam ao largo do Golfo da Gasconha e menos próximo dos grandes centros da Europa Ocidental. Os dois grandes estuários do Loire e do Gironda são regiões intensamente valorizadas e desembocam , no primeiro caso, na Bretanha e na região do Loire, e, no segundo, na Aquitânia através de Bordeaux. As costas de Poitou e Charente, no centro, e de Landes e do País Basco, no sul, têm uma grande tradição litorânea ou marítima.
A Sudeste, a costa do Mediterrâneo é o berço das civilizações mais antigas, ao redor das cidades portuárias de fundação antiga, como Marselha e Nice. Nelas, o clima mediterrâneo ostenta todos os seus atrativos, como o sol brilhante durante o verão e o clima ameno das outras estações. O Mediterrâneo francês fica situado na desembocadura de um dos grandes eixos de comunicação norte-sul da Europa Ocidental: o vale do Ródano, prolongado pelo do Saona, e, mais ao norte, pelos do Reno e do Mosela.
Num país onde cerca de dois terços da população viaja nas férias e que recebe a maior quantidade de visitantes estrangeiros, o litoral constitui a zona mais procurada no verão. A atração também é exercida sobre os residentes permanentes, particularmente os aposentados. Desse modo, a população chega a ser triplicada durante os dois ou três meses da estação.
A invenção da beira-mar, para recorrermos à bela expressão do historiador Alain Corbin, data da primeira metade do século XIX. A moda dos banhos de mar, inicialmente reservada a uma clientela aristocrática ou burguesa, transformaria a visão do litoral, enquanto paralelamente os principais portos recebiam um novo impulso da expansão colonial da França e da abertura dos mercados internacionais. Dessa forma foram se delineando novas paisagens de beira-mar, onde os penhascos rochosos tornaram-se uma atração, a praia arenosa como balneário e os grandes portos como centros de atividade econômica (Dunquerque, Le Havre, Rouen, Nantes, Bordeaux, Marselha).Na passagem do século XIX para o século XX, os artistas vão buscar boa parte de sua inspiração na atmosfera marítima e litorânea. A Baía do Sena é um dos berços do impressionismo, com os pintores Claude Monet, Boudin e alguns outros. Da mesma forma, a escola de Pont-Aven na Bretanha, de Cézanne na Provença, os pintores do Estaque perto de Marselha, os fauvistas em Collioure, Picasso na Côte d'Azur _ todos eles participam, cada um a sua maneira, da invenção das áreas contemporâneas de beira-mar, em sua felicidade de ver e de viver. O romance, o cinema, a televisão, o jornalismo e a moda criam ou recriam o romantismo dos portos, o pitoresco do mundinho da pesca, a psicologia das velhas burguesias mercantes, a história e a aventura do mar, a sedução da arte, a frivolidade das estações, o hedonismo das praias, da areia, da água e do sol: Marselha, Honfleur, Saint-Tropez... Não há um só trecho do litoral ou qualquer de seus portos que não tenha seus pintores, seus salões, seus cineastas, seus romancistas...

Clima
Clima bastante suave, com diferenças regionais. Na parte sul faz um dos verões mais quente da Europa. É árido na parte mais alta, que faz divisa com a Suíça. Bastante controlado na região em contato com o Atlântico. No interior do país, ocorrem invernos rigorosos e verões muito quentes.Na capital, a temperatura beira o zero no inverno e fica bastante quente no verão, e em geral, chove menos que a média Européia.
Torre Eiffel
Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris... O marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa.
A Torre Eiffel, duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, foi construída em apenas alguns meses e seu custo foi relativamente baixo.
A "Dama de Ferro", como a chamam os parisienses, recebe anualmente a visita de mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos, que abrigam o elegante restaurante Jules Verne, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel, instalado em seu escritório estudando seus planos.Se você estiver cheio da energia, suba pelas escadas até a terceira plataforma. O mais sensato é pegar o elevador , e tirar mil fotos...
A história da Torre Eiffel, monumento que é propriedade da prefeitura de Paris, está cheia de casos e histórias diversos, que vão desde suicídios, testes dos primeiros pára-quedas, filmagem de uma fita de James Bond, até uma séria tentativa para vendê-la por um ousado farsante.
A torre, sem suas antenas de radiodifusão modernas, é 300 m (984 ft) alto. Uma estação meteorológica, umas comunicações de rádio estacionam, e uma antena de transmissão de televisão, como também um apartamento de quartos que era usado por Eiffel, fica situado perto do topo da torre.A 300 metros (320.75m inclusive antena), e 7000 toneladas, era o edifício mais alto do mundo até as 1930. Outras estatísticas incluem: · 2.5 milhões de rebites · 300 trabalhadores de aço, e 2 anos (1887-1889) construir isto. · Balanço de no máximo 12 cm em ventos altos. · Altura varia até 15 cm dependendo de temperatura. · 15,000 pedaços de ferro (excluindo rebites). · 40 toneladas de pintura. · 1652 passos para o topo. A estrutura da torre foi utilizada em 1910 à 1957 para a rádio e televisão francesa.Durante sua vida, a Torre de Eiffel testemunhou também alguns cenas estranhas, inclusive ser escalado por um montanhês em 1954, e em 1984 por dois ingleses. Em 1923 um jornalista foi com uma bicicleta abaixo do primeiro nível. A famosa Torre Eiffel de Paris, o monumento mais visitado do mundo, cresceu mais de cinco metros em Novembro de 2000, graças a uma nova antena de rádio e televisão instalada em sua cúpula, aumentando-a de 319 a 324 metros de altura. Histórias a parte, a torre continua sendo o símbolo máximo de Paris.
Paris
Paris, conhecida como a "Cidade Luz", tem sido exaltada como uma das grandes cidades do mundo em termos de qualidade de vida e alto nível educacional. Uma das cidades européias mais visitadas por turistas do mundo inteiro durante todo o ano. Paris se orgulha de possuir muitos marcos históricos monumentais, belos jardins, cozinha de classe internacional, alta costura, um dos maiores e mais completos sistema de metrô do mundo e toda sua vida sociocultural. Fazer passeios pela cidade, conhecer gente nova, visitar os inúmeros museus e exposições, fazer excursões de finais de semana pelos arredores da cidade e seu interior, observar os diferentes tipos de culturas que uma cidade metropolitana como Paris comporta. Mas seja cauteloso, programe-se para tudo isso, compre um guia da cidade ou do país, faça um planejamento diário do que é indispensável conhecer, como chegar até eles e seus respectivos custos, pois para o padrão econômico brasileiro o custo de vida na França é muito alto.
Transporte: Paris tem um dos melhores sistemas de metrô do mundo que liga os arredores da cidade aos subúrbios. Verifique nas bilheterias passes de metrô que podem ser utilizados por semana ou por mês, são mais econômicos. Com ligações à estação ferroviária, por onde saem trem para as todas as cidades francesas e outros países da Europa, como o trem que liga Londres e Paris ou Londres e Bruxelas em menos de três horas pelo Euro Túnel e o famoso TGV francês cuja velocidade já alcançou mais de 500 km por hora. É muito mais vantajoso comprar os passes de trem para a Europa antes de embarcar, são mais baratos.
Se você estiver em Paris à noite, especialmente durante o Natal e o Ano Novo, não será difícil entender o motivo da expressão "cidade luz". A iluminação enche os olhos de todos que por lá passam. Mas não é só a luminosidade que é abundante na cidade. A arquitetura exala beleza e a programação cultural é intensa. Veja ao lado dicas de museus e informações sobre os principais pontos turísticos da cidade.
O ideal seria percorrer Paris a pé para não perder absolutamente nada. Mas isso não é possível. Então, escolha roteiros que você possa cumprir. Visite a Torre Eiffel e os jardins e espelhos d¿água do Trocadeiro, na Île de la Cite vá até a catedral de Notre Dame, imperdível, e desça até a cripta onde estão as primeiras pedras de Paris, que remetem ao Império Romano. Depois, siga até a Sainte Chapelle, no Palais de Justice, uma linda capela transformada em museu.
A Bastilha, onde ficava a prisão política do império francês, vale uma visita. A queda da Bastilha, ocorrida dia 14 de Julho de 1789, é o principal feriado francês. Já o Cemitério do Père Lachaise é, possivelmente, o mais importante do mundo. Nele, estão os túmulos de Jim Morrison, Balzac, Molière, Proust, Oscar Wilde, Irmãos Lumiére, La Fontaine, Chopin, Edith Piaf, Allan Kardec, Sarah Bernhardt e muitos outros. O local é visitado por turistas e amantes de História, Artes e Arquitetura.
A Grand Bibliotèque de France é um lindo prédio de vidro, que teve sua construção muito criticada por deixar que a luz do sol estrague os livros. Um sistema de tapumes foi criado depois de sua inauguração para evitar a destruição das obras. O prédio vale uma visita.
O bairro Le Marais, que faz parte do patrimônio histórico da Unesco, era uma área boêmia de artistas e hoje abriga uma animada comunidade gay. Já o Quartier Latin, no lado direito do rio Sena, ainda reúne estudantes e intelectuais. Passear pelos bulevares Saint Michel e Saint Germain, cheios de bistrôs e cafés, é uma experiência agradabilíssima.
Ainda no Quartier Latin encontra-se a Sorbonne, uma das mais respeitadas universidades do mundo, e o Panthéon, construído na época de Luís XV como Igreja de Santa Genoveva e nacionalizado em 1791 como sepultura dos "Grandes Homens". O monumento abriga nomes como Napoleão, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Émile Zola entre outros.
Já o bairro de Septième é o exato oposto, onde encontra-se a burguesia parisiense, consulados, a École Militaire, o Musée des Armées, onde está exposto o caixão de Napoleão, e a sede mundial da Unesco. Um local interessante, também com outra proposta, é La Defense, uma área futurística criada por multinacionais francesas onde está o moderno arco do triunfo, o Grand Arch de La Defense, e outras esculturas.
Antes de deixar Paris, pegue um trem e vá até Versailles, sede da corte francesa de Luís 15 e um dos palácios mais ricos do mundo. O local dá uma idéia do refinamento e do luxo da elite na França pré-revolucionária.
Atrações de Paris

Torre Eiffel: Um dos monumentos mais visitados em todo o mundo, a Torre Eiffel é o principal cartão postal de Paris.Possui 324 metros de altura e foi erguida por Gustave Eiffel em 1889, como principal atração da Exposição Universal de Paris.
Notre Dame: a catedral de Notre Dame é um marco da peregrinação do mundo medieval desde o séc. XII. Em frente está a cripta que guarda as primeiras pedras de Paris, do tempo dos romanos.
Praça da Bastilha: erguida no loccal em que funcionava a antiga prisão política da do Império Francês. Hoje é um importante ponto turístico de Paris, palco de diversos shows e eventos culturais.

Champs Elyseés: tendo como ponto de partida o Arco do Triunfo, um dos principais marcos da cidade de Paris, o Boulevard mais chique e caro da cidade, é uma avenida larga e movimentada, rodeada de edifícios históricos. No fim do ano, as luzes de Natal proporcionam um espetáculo a parte.
Place de la Concorde: o local onde o Rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados, hoje é um importante ponto turístico de Paris.

Museu do Louvre: é o mais famoso de Paris. Foi sede da Corte Francesa desde o Séc. XIII. Hoje abriga um acervo valiosíssimo de obras de arte de vários gêneros e épocas. Recentemente foi construída uma moderna pirâmide ao lado do prédio principal, que gerou uma grande polêmica entre os franceses.
Quartier Latin: reduto dos estudantes e intelectuais de Paris, abriga os dois boulevares preferidos da boemia francesa, Saint Michel e Saint Germain, repletos de bistrôs e cafés.

Sorbonne: ainda no Quartier Latin, a Sorbonne é uma das mais antigas e respeitadas universidades do mundo, que inspirou a causa revolucionária de tantos estudantes, após a revolução de 1968.
Palácio de Versailles: próximo a Paris, a sede da sofisticada corte de Luis XV, é um dos palácios mais ricos do mundo, e mostra até onde o luxo e a ostentação chegaram na França pré-revolucionária.