Curiosidades Sobre os Países

Este Blog foi criado para que possa ajudar aqueles que se interessam sobre outro país, seja seu relevo, principais cidades, rios, mapas, cultura, sua música, hinos, pessoas....tudo o que você precisa realmente saber de outro país!!

12.7.06

Noruega

Noruega

Informações Gerais

Nome Oficial: Reino da Noruega
Capital: Oslo (483401 hab.)
Localização:Norte da Europa

População: 4500000hab.(2001)
Nacionalidade: Norueguesa
Idiomas: Bokmaal e nynorsk(oficiais)

Governo:Monarquia Parlamentarista
Religião: Luteranos (maioria)
Renda per Capita: 33470 dólares(1999)


Uma das atividades econômicas mais importantes da Noruega é o turismo. No inverno, os visitantes são atraídos pela prática de esqui; no verão pelos cruzeiros que levam aos fiodes no litoral(realmente muito bonito) e pelo espetáculo do sol da meia-noite na região do círculo polar Ártico.

Também chamada de país nódico, a Noruega apresenta um elevado nível de vida, excelentes indicadores sociais e alto poder de consumo da população.

A vegetação do país é composta de coníferas e pinheiros(que ocupam a faixa de clima frio do país), floresta de folhas caducas(isto é, cujas árvores perdem folhagens durante o inverno como forma de adptação ao frio; estas ocorrem na áres de clima temperado) e também as tundras(que aparecem nas áreas de clima subpolar, e a tundra só aparece durante o curto verão pra se multiplicar). Os Alpes são a principal formação mntanhosa da região, estendem-se próximos ao litoral. Suas elevações são acompanhadas de vales que se formaram pela erosão do gelo e que posteriormente foram invadidos pela água do mar. Estes são os famosos fiordes.

O frio intenso do inverno prolongado dificulta as atividades ligadas à agricultura e à pecuária, tornando assim a pesca a principal atividade comercial, graças à presença de uma corrente marítima quente que percorre o litoral do país que faz com que a pesca não seja interrompida ao longo do ano. Por isso, o país tornou-se importante exportador de pescado, com destaque para o bacalhau e o salmão.

A HERANÇA CULTURAL DA NORUEGA

A Noruegas é sem dúvida nenhuma, a terra dos vikings.Durante aproximadamente 250 anos os vikings ganharam reputação do povo bárbaro.Os vikings roubavam, matavam os homens e estrupavam as mulheres em qualquer lugar que chegavam. Nenhuma cidade no litoral das ilhas britânicas, na Irlanda ou na França poderia sentir-se segura dos soldados vikings.

O patrimônio arquitetônico da Noruega engloba muitos tipos de diferentes estruturas, como: ruínas, igrejas de madeira, e outros tipos de edifícios medievais, até diversos edifícios mais recentes, e intalações complexas.Grande parte do patrimônio arquitetônico mais antigo da Noruega está relacionado com a agricultura. Os quatro lugares noruegueses definidos pela Unesco como Patrimônio Mundial:

*Bryggen em Bergen: Cidade construída em um dos portos de Bergen, guardou por aproximadamente 900 anos um estilo de arquitetura, com características de casas paralelas com empenas de frente para o mar. As propriedades eram compostas por uma ou duas longas fileiras de casa com uma via em comum. E em cada casa havia uma área de cais própria com um armazém e uma grua de elevação horizontal.

*Cidade Mineira de Roros: Cidade povoada por povos da exploração mineira à beira do rio Hitterelva onde a estrutura e a área reflete bastante o tipo de comunidade mineira do local, que fornecia energia para as minas de cobre. A maior parte da cidade foi destruída por um incêndio em 1678 e mais uma vez em 1679. Os urbanistas mantiveram seu padrão renascentista quadricular nas ruas da cidade quando esta foi reconstituída.

*Gravuras na pedra de Alta: Os sítios em Alta contém uma coleção significativa de gravuras, oferecendo aos visitantes uma perspectiva sobre a vida das pessoas e sua concepção no mundo há mais de 6000 anos. As primeiras gravuras nessa zona foram descorbertas acidentalmente em 1973. Desde então, cerca de 3000 gravuras foram encontradas em cinco sítios diferentes.

*Igreja de Madeira de Urnes: Essa igeja ocupa um lugar único entre as 28 restantes igrejas de madeira da Noruega. Pertencnte a uma rica família de Urnes, a igreja é uma das mais antigas e bem preservadas da Noruega. Suas gravuras de madeira exepcionalmente delicadas construídas durante a segunda metade do século XII, tranferindo de forma inteligente a arte das pedras, para a madeira.

TURISMO


O inverno na Noruega é um verdadeiro paraíso para esquiadores e amantes da neve. Trilhas de esqui campestre balizadas são encontradas por todo país e a maioria é iluminada à noite. Porém o esqui não precisa estar necessariamente no topo da lista. Sempre tem algo para se fazer: trenó puxado por cães, passeios de trenó, excursões em veículo para neve...




Há muita gente que sempre procura praias lotadas. Outros apreciam mais um lugar onde se possa encontrar natureza selvagem. A Noruega oferece muitas oportunidades para quem quer escapar do estresse da vida, relaxando na natureza. Algumas opções são: andar nas montanhas, fazer rafting, esquiar nas trilhas, visitar os fiordes noruegueses mais famosos, visitar as ilhas de Lofoten(umas das mais bonitas do mundo, e visitada por escritores e artistas) e sem falar de viajar pela costa marítima da Noruega, a mais bonita do mundo!!



Caça e Pesca: A Noruega é um país rico em oportunidade de caça e pesca.As florestas e montanhas oferecem inúmeros Alces, renas selvagens, veados, lebres,tetrazes e outras aves silvestres de grande porte. Para poder caçar, é necessário ter liçença de caça e autorização do proprietário ou ser membro de uma cooperativa de caça autorizada. Os requisitos para a pesca são mais fáceis - basta pagar a taxa estabelecida.

Ciclismo e Caminhadas: A noruega tem paisagens acidentadas e intactas, assim como uma topografia variada. Ainda assim temos recursos para bicicletas e caminhadas que se adaptam tanto aos que estão em excelente forma como também aos mais distraídos. Do selim de uma bicicleta ou à pé, a sua vivência no país será mais direta e intensa.

Agradecimentos e mais informações no site www.noruega.org.br

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home